CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações

Vídeos

Fórum Empresas para a Igualdade - o nosso compromisso


A CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego) tem, ao longo dos anos, desenvolvido um trabalho em rede com empresas e organizações, com o objetivo da promoção da Igualdade de Género no trabalho e no emprego.

Na sequência de projetos e parcerias nacionais e internacionais, foi identificada a necessidade de criar um grupo que, de forma organizada, constituísse o núcleo inicial para um Projeto que agregasse empresas no compromisso de promover, nas suas organizações, medidas para a igualdade de género.

Assim, no âmbito da missão, atribuições e competências da CITE e, tendo em conta a estratégia europeia 2020, bem como as prioridades do estado português relativamente à Igualdade de Género no quadro dessa estratégia, foi, então, concebido e desenvolvido um projeto com e para as empresas.

A sua finalidade foi a criação de um fórum de empresas que, face aos desafios da competitividade, querem assumir uma cultura coletiva de responsabilidade social, incorporando nas suas estratégias de gestão os princípios de igualdade entre mulheres e homens num compromisso claro com a promoção da igualdade profissional e com o combate a todas as formas de discriminação de género no trabalho e no emprego.

A CITE convidou, inicialmente, um conjunto de empresas que, de alguma forma, já tinham evidenciado boas práticas em matéria de Igualdade de Género e outras que já tinham manifestado interesse na sua promoção.

O arranque do projeto congregou um número significativo de empresas, tendo o mesmo passado a designar-se Fórum Empresas para a Igualdade de Género – o nosso compromisso.

A formalização do ato de adesão ao Fórum ocorreu em cerimónia pública, realizada a 18 de fevereiro de 2013. Dele fazem parte a CITE e as seguintes empresas: Banco Espírito Santo, Banco Santander Totta, Baía do Tejo, Carris, CTT, EDP, Gebalis, Grupo Auchan, Grupo CH, IBM, INCM, Microsoft, Nestlé, PSA Peugeot Citroen, Portugal Telecom, RTP, Visteon, Xerox, e Portos de Leixões, Setúbal e Sines.

O pressuposto da adesão de qualquer empresa ao Fórum consiste na definição de compromissos de melhoria, que se consubstanciam em medidas ou/e práticas em matéria de igualdade de Género, assumidas pela empresa e vertidas num acordo de adesão assinado pelas partes interessadas (CITE e empresa).

O Fórum é, pois, um grupo aberto, sendo que todas as empresas podem formalizar a sua adesão, mediante a assinatura do acordo e a definição dos seus compromissos.

Endereçamos a todas as empresas o nosso convite, esperando que se juntem a nós, reforçando e promovendo a Igualdade de Género no trabalho e no Emprego.

 

Fórum Empresas para a Igualdade - o nosso compromisso

Compromissos para o desenvolvimento de ações de promoção de igualdade de género no seio das organizações foram assumidos publicamente por vinte e uma empresas representativas dos mais importantes setores da economia nacional, no passado dia 18 de Fevereiro, no Fórum Telecom, em Lisboa

Fórum empresas para a igualdade

As empresas Banco Espírito Santo, Banco Santander Totta, Baía do Tejo, Carris, CTT, EDP, Gebalis, Grupo Auchan, Grupo CH, IBM, INCM, Microsoft, Nestlé, PSA Peugeot Citroen, Portugal Telecom, RTP, Visteon, Xerox, e Portos de Leixões, Setúbal e Sines formalizaram o seu compromisso através da assinatura, ao mais alto nível, do Acordo de Adesão ao Fórum de Empresas para a Igualdade de Género (IGEN), promovido pela CITE e por estas.

Fórum empresas para a igualdade

As empresas aderentes acordam desenvolver ações de promoção de igualdade de género nas suas organizações, assumindo compromissos de melhoria em dimensões que incorporam os princípios da Igualdade e da não discriminação entre homens e mulheres no trabalho e no emprego, bem como na conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar e proteção na parentalidade.

CITE, Presidente, Sandra Ribeiro

A Presidente do CITE, Sandra Ribeiro, referiu que “a criação deste Fórum Empresas para a Igualdade, por 21 das mais importantes empresas a laborarem em Portugal, marca uma aposta estratégica na igualdade de género, enquanto instrumento de competitividade empresarial, naquele que é, um compromisso histórico para a mudança da cultura empresarial”.

Sublinhou ainda que esta é uma mudança que “não vai ser fácil nem rápida, e que só pode acontecer com o empenho de quem dirige estas empresas. Pois, nunca nada mudou no mundo de forma sustentada a não ser, quando quem manda pretenda que essa mudança efetivamente aconteça”.

A Presidente reconhece que este tema é difícil, mas a verdade é que “difícil não é sinónimo de impossível” e acrescenta que “as empresas podem ter muito a ganhar se reconhecerem que a igualdade de género é um bom negócio”.

Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais

A Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, encerrou a cerimónia começando por felicitar a Presidente da CITE pela iniciativa. «De parabéns estão também as 21 empresas que assinam este Acordo e assim se comprometem à adoção de medidas promotoras da igualdade de género, reconhecendo assim a sua importância estratégica na atividade empresarial e, genericamente, no desenvolvimento económico do País», afirmou.

Teresa Morais sublinhou alguns aspetos preocupantes que ao longo do tempo desta legislatura têm justificado uma atuação empenhada do Governo, designadamente o desemprego das mulheres, as persistentes diferenças salariais, os mecanismos de conciliação entre a vida familiar e a vida profissional, a prevenção e o combate ao assédio sexual no trabalho e o acesso das mulheres a lugares de direção.

«Um País que se empenha no seu desenvolvimento não pode continuar a ignorar as competências das mulheres, um Mundo que se pretende desenvolvido e equilibrado não pode continuar a desperdiçar as capacidades de metade da Humanidade!», concluiu Teresa Morais.

Acordo de AdesãoIntervenção da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais Intervenção da Presidente da CITE, Sandra Ribeiro

Síntese medidas

 

Porto de Douro e Leixões – DRH, Valdemar Cabral    Porto de Sines, Presidente, Lídia Sequeira    Porto de Setúbal e Sesimbra, Presidente, Carlos Lopes

AUCHAN, Diretor Geral, Américo Ribeiro    Baía do Tejo, Presidente, Jacinto Dias Pereira    BES, Administrador, António Souto

Santander-Totta, Administrador, José Carlos Sítima    CARRIS, Presidente, José Manuel Silva Rodrigues    Grupo CH, CEO, António Henriques

CTT, Presidente, Francisco de Lacerda    EDP, Administrador Executivo, Miguel Stilwell de Andrade    GEBALIS, Vogal do CA, Maria Helena Correia

IBM, Presidente, António Raposo de Lima    Imprensa Nacional Casa da Moeda, Vogal do CA, Maria Luísa Pacheco    Microsoft, Diretor Geral, João Couto

Nestlé, Diretor Geral, Jacques Reber    Peugeot-Citroen Portugal Mangualde, DRH, Idalécio Filipe    Portugal Telecom, Presidente Executivo, Zeinal Bava

RTP, Vogal do CA, Luiana Vieira Nunes    Visteon, Diretor Geral, João Paulo Ribeiro    Xerox, Diretor Geral, Pedro Quintela

Grupo 21 empresas signatárias    Grupo 21 empresas signatárias    Anfitrião do evento - Zeinal Bava

Grupo 21 empresas signatárias    Grupo 21 empresas signatárias    Fórum empresas para a igualdade

Press Book iGen

Press:
http://www.rtp.pt/play/p517/e108253/entrevistas-manha-1
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=628934&tm=8&layout=122&visual=61
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=628932&tm=8&layout=123&visual=61
http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministro-adjunto-e-dos-assuntos-parlamentares/mantenha-se-atualizado/20130218-seapi-empresas.aspx
http://www.portugal.gov.pt/pt/fotos-e-videos/fotos/20130218-seapi-igen.aspx
http://www.noticiasaominuto.com/economia/46025/dezenas-de-empresas-comprometem-se-pela-igualdade-de-g%C3%A9nero-no-local-de-trabalho#.UST6EKXwkwY
http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13809338/1
http://www.tvi.iol.pt/videos/13832029

 

 

Programa

Fórum Empresas para a Igualdade – o nosso compromisso: Programa